Instituto de Medicina e Sono : Dr. J. Shigueo Yonekura
 

Piracicaba
Av. Independência, 2533
Bairro Alto
Tels 19 3434.3625 / 3422-6070

Campinas
Rua Tiradentes, 279
Vila Itapura
Tel 19 3232.0588.

 
 

MEU BEBÊ NÃO DORME, O QUE FAZER?

Meu bebê não dorme, o que fazer? Esta é a pergunta que muitos pais fazem quando um recém-nascido chega em casa.
Ficar sem dormir devido ao sono do bebê que não vem faz parte da rotina de muitas famílias. Para driblar esta situação pais buscam respostas e fazem de tudo para que a criança tenha uma boa noite de sono.
Mas é preciso lembrar que o sono (ou a falta de) varia de bebê para bebê. São comuns histórias de pais que ficam sem dormir porque o filho acorda toda hora, assim como casos de recém-nascidos que dormem a noite inteira.

Quanto tempo meu bebê deve dormir?
A duração do sono varia conforme a idade. Os recém-nascidos dormem de 16 a 18 horas por dia, com variações para cada bebê. A partir de um ano de idade a maioria dorme um longo período contínuo durante a noite, com uma sesta de manhã e outra de tarde, em um total de 12 a 14 horas de tempo de sono por dia.
* Recém-nascidos
A rotina acordar/dormir é geralmente desordenada, porque a criança não tem capacidade de distinguir noite e dia.
* 4 meses
Em geral, nessa fase - mas pode acontecer a partir dos dois meses -, muitos começam a dormir cinco ou seis horas ininterruptas à noite. Durante o dia, os ciclos continuam de duas a três horas.
* 6 meses
Como não sentem mais fome durante a noite podem começar a dormir de 8 a 11 horas seguidas. Entre o sono noturno e as duas sonecas diárias, chega a dormir cerca de 16 horas por dia. Pela manhã dormem uma ou duas horas, à tarde, cerca de três. Alguns podem continuar acordando à meia-noite para mamar.
* 1 ano
Muitos dormem 12 horas à noite e estão prontos para dormir mais duas horas à tarde. Cerca de 25% continuam acordando à noite para mamar, mais por hábito do que por fome. Podem também acordar durante a madrugada, sentindo falta dos pais e até querendo brincar.

Por quê meu bebê faz caretas e se mexe durante o sono?
Isso não quer dizer que a criança esteja sentindo dores ou dormindo mal. As mímicas faciais são visíveis no bebê durante o sono agitado. É possível reconhecer expressões de surpresa, raiva, tristeza e alegria. Muitas vezes estas mímicas exprimem a vida emocional e relacional.

Confira quais são as reações normais do bebê durante o sono
Suspirar
Bocejar
Pequenos gritos e grunhidos
Mexer o corpo
Mudar de posição
Mexer os olhos (com as pálpebras fechadas ou entreabertas)

Por quê meu bebê sempre acorda à noite?
O despertar durante à noite é normal em vários casos. Pode corresponder á transição de uma fase de sono para outra ou ocorrer depois de uma fase de sono paradoxal (sono mais agitado). Costuma ser breve e nem sempre leva à vigília total. É mais freqüente no e no e no fim da noite

Que horas deve colocar meu bebê no berço?
Depende da idade e das necessidades do sono da criança. A maioria pode ir para o berço entre 19h30 e 20h30. Às vezes ocorrem dificuldades com as crianças que precisam de um adulto para adormecer. Neste caso, a ida para o berço e o adormecimento podem atrasar até às 22h ou 23h.

Dicas para seu bebê dormir bem
• Assim que os pais se sentirem seguros - em geral no final do primeiro mês - o bebê deve ser acomodado no quarto dele. Ainda que possa parecer difícil, melhora o sono dos pais, dá maior conforto à criança e é fundamental para que aprenda a dormir sozinha.
• O quarto deve ser tranquilo, ensolarado (principalmente pela manhã) e arejado. À noite, deixe-o no escuro e em silêncio. Use uma luz fraca apenas para a troca de fraldas ou quando for amamentar.
• Evite escurecer o quarto durante o dia. Deixe o bebê dormir com a luz natural e não adote a política do silêncio absoluto na casa. Durante o processo de aprendizado das diferenças entre dia e noite, é bom que ele se familiarize com os sons da rotina doméstica.
• Vista a criança de forma confortável, cobrindo inclusive as extremidades, porque pés e mãos ficam mais frios que a parte central do corpo. Lembre-se de que bebês perdem calor mais rápido que adultos, por isso tente manter o quarto em uma temperatura constante e agradável (nem muito quente durante o dia, nem muito frio à noite).
• No início, quando ainda se mexe pouco, procure colocá-lo deitado do lado direito, com as costas apoiadas em um travesseirinho. Essa postura, sobretudo depois da amamentação, ajuda a digestão.
Evite
• Berço não é lugar de brincar, ficar de castigo ou comer. Bebês devem associar o berço apenas à hora de dormir.
• Evite fazer o bebê dormir no colo ou na cama dos pais. Coloque-o acordado no berço e procure acostumá-lo com esse procedimento. Isso faz com que ele não dependa dos pais para pegar no sono e se sinta mais seguro.
• Não saia correndo ao primeiro sinal de que ele acordou. Às vezes, a criança desperta ao mudar de posição ou sonhar. Dê-lhe a chance de aprender sozinho a pegar novamente no sono.
• Não encha o berço com brinquedos, travesseiros ou cobertores que possam sufocar o bebê.
• O quarto não pode ter exageros na decoração e deve ser relativamente isolado de ambientes sociais, como a sala de TV ou jantar.

Curiosidade: Quando o bebê ainda está no útero, o movimento de andar da mãe o embala para dormir. Sendo assim, o recém-nascido ainda adora ser balançado e embalado. Envolver o bebê com cobertas o fará se sentir "em casa". Muitos bebês também gostam de música.

 
 

MEU BEBÊ NÃO DORME, O QUE FAZER?
OS 10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA NOITE DE SONO
A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS
CONVERSANDO COM O MÉDICO
A RELAÇÃO ENTRE SONO E GANHO DE PESO
CONHEÇA AS FASES DO SONO

 

© 2006 Instituto de Medicina e Sono. Todos os direitos reservados.